Já Conhece a Erva-Baleeira?

16-10-2019 | TURISMO

Hoje vamos falar da Erva-Baleeira, presente na costa brasileira, principalmente no litoral Sudeste e Sul, nativa da Mata Atlântica e utilizada pelas populações nativas do litoral brasileiro.

Segundo médicos, o potencial da espécie é como remédio importante da medicina caseira, como relaxante, anti-inflamatório e cicatrizante.

Em quase todas as nossas trilhas, pelos costões de Garopaba e região é possível encontrá-la, essa planta medicinal pode chegar a 2,5m de altura, tem um cheiro que lembra “Caldo Knorr”. Com a ajuda de um Condutor Ambiental Local, recomendado para todas as trilhas, é possível identificá-la facilmente.

A maneira mais fácil de desfrutar dos benefícios da planta é através de seu chá, a receita é: para cada xícara de água, uma colher de sopa das folhas picadas, e pode ser consumido de um a três vezes ao dia, não deve ser fervido, deve ser uma infusão, colocando as folhas secas na água quente e abafando por 10 minutos.

Também pode ser utilizada para contusões, onde atua diminuindo a sensação de dor, a receita mais antiga é a garrafada: um punhado de folhas secas, limpas e picadas, colocadas em uma garrafa escura com água e álcool, deixando descansar por sete dias, podendo ser usado para massagear o local dolorido.

Já existem pomadas na indústria farmacêutica com a utilização da Erva-Baleeira, provando o que a cultura caiçara, povo de serra e mar, já sabia, pois a muito tempo os nativos já se utilizavam da planta em suas curas.

Para conhecer essa e mais plantas de nossa região, venha curtir uma trilha, temos uma flora e fauna incríveis, não esqueça de contratar um profissional, para levá-lo com segurança e também enriquecer o passeio com muita informação, da natureza e da nossa cultura!!

Até a próxima dica,

NÃO REALIZE TRILHAS SEM CONDUTOR AMBIENTAL LOCAL, VOCÊ PODE ESTAR COLOCANDO SUA VIDA EM RISCO!

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.